A segunda edição do projeto Um sopro para a juventude – valorizando e incentivando a música instrumental, do músico Gabriel Leite em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SEME), é muito esperada pelas escolas da Rede Municipal. Neste ano, ele será ampliado para oito escolas contempladas e já começa no dia 18 de setembro. Todo o trabalho está sendo acompanhado pelo professor Márcio Augusto, coordenador de Arte e Música da SEME.
O projeto cultural estava entre os 28 contemplados pela Prefeitura de Cabo Frio através do Programa Municipal de Editais de Fomento e Difusão da Cultura (PROEDI). Instituído pela Lei nº 2.399, de 7 de dezembro de 2011, regulamentada pelo Decreto nº 4.721, de 25 de julho de 2012, objetiva assegurar aos artistas e às entidades civis sem fins lucrativos, de comprovada atuação cultural no Município, auxilio financeiro ou subvenção social, através da seleção pública e, dessa forma, fomentar a produção de acervo documental histórico-cultural do Município.
De acordo com Gabriel Leite, quando elaborou o Um sopro para a juventude teve a intenção de retribuir o que a música lhe proporciona, contribuindo com as escolas de música gratuitas e fazendo com que os jovens possam ter acesso à mesma oportunidade que teve. Para tanto, ele fará apresentações curtas de música instrumental e ainda indicará aos alunos escolas gratuitas de música tradicional em Cabo Frio, que são a Sociedade Musical 13 de Novembro e a Sociedade Musical Santa Helena.
Para a secretária de Educação Juciara Noronha a parceria reforça ainda mais o compromisso assumido pelo Governo desde 2013 pelo programa de política educacional amplo e integrado, apresentado através do slogan Todos pela Educação.
– A Educação precisa ser vista sempre com muito carinho por todos. Eu acredito que nesse sistema de cooperação, no qual cada um oferece o seu melhor para contribuir com o Ensino de nossa cidade, nós possamos ir bem mais longe, independentemente de crises. Por isso a nossa equipe sempre busca parceiros com o mesmo propósito para fortalecer nossas ações. Esse tem sido o nosso compromisso: a Educação entendida como prioridade! -, ressalta Juciara.
Cronograma de atividades do projeto Um sopro para a juventude – valorizando e incentivando a música instrumental, que acontecerá sempre às sextas-feiras:
18/09
João Rocha – Vila Nova
25/09
Prof.ª Márcia Francesconi Pereira – São Cristóvão
02/10
Prof.ª Marli Capp - Unamar
09/10
Santos Anjos Custódios – Praia do Siqueira
16/10
Vereador Leaquim Schuindt – Jardim Esperança
23/10
Prof. Edilson Duarte – Jardim Caiçara
30/10
Agrícola Nilo Batista – Campos Novos
06/11
Colégio Rui Barbosa – Centro
0 comentários :
Postar um comentário